CITox - Centro de Informações Toxicológicas da UFAL


- Atualizado em

Voltado ao Cuidado em Saúde no âmbito da Toxicologia, de forma interdisciplinar e com ênfase nos processos de Educação em Saúde.

A integração entre ensino, pesquisa e extensão é parte da história do curso de Farmácia por meio de projetos acadêmicos contínuos, a exemplo do Centro de Informações Toxicológicas da UFAL (CITox), que atua desde 2009 e já contou com 71 financiamento do MEC/SESu, para desenvolvimento de suas ações, envolvendo e integrando os três pilares da universidade.

Ementa: No campo de ação do Centro de Informações Toxicológicas da UFAL – CITox –desenvolvem-se atividades de extensão universitária, projetos, cursos e eventos, voltados ao cuidado em saúde no âmbito da toxicologia, de forma interdisciplinar, com ênfase nos processos de educação em saúde e de modo indissociável à pesquisa. Trata-se do principal movimento do Grupo de Pesquisa em Toxicologia (GPTox/CNPq/UFAL) no sentido da popularização da ciência toxicológica, promovendo a inserção social da universidade e, consequentemente, a formação crítica, reflexiva e humanística dos estudantes.

Objetivo: promover a difusão científica e popularizar a ciência Toxicologia, por meio da disseminação de informações acerca de casos clínicos de intoxicações exógenas provocados por drogas psicoativas, medicamentos, agrotóxicos, cosméticos, animais peçonhentos ou quaisquer outras substâncias potencialmente agressivas aos seres humanos.

Metodologia de avaliação: Diante das ACEs desenvolvidas (CITox nas Mídias; CITox nas Escolas e Seminário do CITox) a avaliação será continuada e processual, visando a construção e o incremento do desempenho acadêmico dos estudantes envolvidos.

Público alvo: Específico: Escolas públicas e privadas de educação básica de Maceió-AL. Geral: Usuários de mídias sociais diversas.