Apresentação

Identificação do Curso

  • Nome: Curso de Graduação em Farmácia
  • Título Ofertado: Bacharel em Farmácia
  • Portaria de Reconhecimento: Portaria nº 316/2005 – MEC, DOU, 27/01/2005
  • Turno: Diurno
  • Carga Horária: 5.060 horas
  • Duração Mínima E Máxima: 5 anos e 8 anos
  • Vagas: 60 vagas (30 vagas por semestre)
  • Campo de Atuação: Farmácias comerciais e públicas, farmácias magistrais,laboratórios industriais farmacêuticos e alimentícios, setor hospitalar, laboratórios de análises clínicas e toxicológicas, órgãos governamentais de perícia, análise de água e áreas afins.
  • Perfil: O Farmacêutico egresso do Curso de Farmácia da UFAL possui perfil generalista, humanista, crítico e reflexivo, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Com formação centrada nos fármacos, nos medicamentos e na assistência farmacêutica, e, de forma integrada, com formação em análises clínicas e toxicológicas, em cosméticos e em alimentos, em prol do cuidado à saúde do indivíduo, da família e da comunidade. Está capacitado para o trabalho nos diferentes níveis de complexidade do sistema de saúde, por meio de ações de prevenção de doenças, de promoção, proteção e recuperação da saúde, bem como em trabalho de pesquisa e desenvolvimento de serviços e de produtos para a saúde.

Breve Histórico

A implantação do Curso de Farmácia na Universidade Federal de Alagoas – UFAL teve início em março de 1996 com a criação de uma comissão da UFAL composta pelas professoras Maria Eliane da Cruz, Alba Maria Zaidan e Vânia de Sousa Andrade e do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Alagoas fazendo-se representar por Jurandir David da Silva (Presidente do CRF/AL) com o intuito de avaliar uma demanda que vinha crescendo no estado.

O curso de Farmácia/UFAL foi criado em 1997 por meio da RESOLUÇÃO nº 58/97 – CEPE, de 15 de agosto de 1997 e ratificado de acordo com a RESOLUÇÃO nº 29/98 – CEPE (anexo I). Sua implantação ocorreu no início do ano letivo de 1999. Em 2004 ocorreu avaliação pelo SINAES quanto às condições de ensino e pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) recebendo nas duas avaliações conceitos “Bom” e “B”, respectivamente. No ENADE para o curso de Farmácia no ano de 2004 A nota foi “4” (anexo II). Em 27 de janeiro de 2005, o Curso de Farmácia da UFAL foi reconhecido por meio Portaria nº 316/2005 do MEC publicada no DOU (anexo III).

Em 2006, houve mudança institucional do sistema seriado anual para sistema semestral, contratação de novos professores na área de medicamento e reestruturação do Projeto Político Pedagógico (PPP) do Curso com vista a atender as Diretrizes Curriculares Nacionais (Resolução nº 2/2002 CNE/CES - anexo IV). Dentre as transformações do novo PPP, destacam-se as seguintes transformações: criação da 1ª matriz curricular pensando na formação generalista dos graduandos em Farmácia; mudança institucional do sistema seriado anual para sistema semestral e aumento da oferta vagas de 40 para 60, divididas em 30 vagas por semestre letivo, em período integral (manhã/tarde).

Em 2017, com a atualização das Diretrizes Curriculares por meio da RESOLUÇÃO nº 6 de 19/10/2017 CNE/CES, o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso iniciou os trabalhos para adequação da nova matriz curricular (anexo V). Desde então, o Curso de Farmácia vem modificando-se através de discussões no modelo de ensino-aprendizagem em diferentes níveis, envolvendo a plenária do Instituto de Ciências Farmacêuticas - ICF, NDE e colegiado do curso de Farmácia. Neste sentido, foram realizados seminários pedagógicos os quais foram abertos a toda comunidade acadêmica para apresentação de proposta de reformulação curricular do curso de Farmácia e busca de soluções para melhoria continuada do curso de Farmácia.

Em 2019 o NDE (Portaria nº02 de 17 de março de 2019) elaborou uma proposta, para atender as DCN 2017. Como estratégia pedagógica as disciplinas foram atualizadas e segregadas em módulos acadêmicos, pensando na melhor assimilação de conteúdo pelos alunos. No final de 2019 nosso NDE ficou em alerta, pois os jornais noticiavam a disseminação do COVID-19 ainda restrito na região da China.

No início de 2020, a pandemia causada pelo COVID-19 já se alastrava pelo oriente e, também, muitos em países do ocidente, incluindo a Europa. Em março de 2020 as atividades na UFAL foram suspensas, pois o referido vírus já se alastrava pelo Brasil. Assim, a semana pedagógica programada para discussão e aprovação do novo PPP foi adiada sem previsão de data. De março a setembro a Universidade ficou em trabalho 100% remoto, neste período todos os esforços foram direcionados para o desenvolvimento de ferramentas digitais que pudessem ser utilizadas para as atividades administrativas e de ensino, só então conseguiu sistematizar o retorno das aulas no formato “on line” e estruturar as atividades administrativas.

Ainda em 2020, foi iniciado o período letivo excepcional (PLE) retomando às atividades do NDE. Com a publicação de novos parâmetros pedagógicos pela UFAL, exemplo: intreprofissionalidade e interdisciplinaridade, o nosso PPP necessitou de novos ajustes se adequando às normas vigentes.

Em 2021 a UFAL estabeleceu novos parâmetros para os cursos da área de saúde, pactuando estratégias que pudessem agregar o conhecimento e leva-lo à comunidade externa consolidando as políticas de extensão.

Para mais informações, faça o download no item documentos de nosso Projeto Político Pedagógico.