Liga de Química Farmacêutica Medicinal (LAQFM)

A Liga Acadêmica de Química Farmacêutica Medicinal foi fundada pelos acadêmicos de farmácia, com o objetivo de reunir estudantes que buscam expandir conhecimento em Química Medicinal, realizando atividades de pesquisa, ensino e extensão. Além de envolver os alunos em atividades de organização e desenvolvimento científico, também pretende promover a divulgação científica de maneira clara e objetiva para a comunidade. A liga pretende realizar uma tarde de palestras sobre Desenvolvimento de inibidores contra a T. cruzi e as Aplicações da metabolômica, uma ação de extensão em uma escola nível médio sobre o desenvolvimento de medicamentos e a atuação do profissional farmacêutico nesse processo. Além disso, será realizada uma ação de extensão na comunidade do Vergel sobre os cuidados com os medicamentos, formas de administração, validade e outras informações importantes. Além disso, a Liga Acadêmica de Química Medicinal planeja impactar diretamente a comunidade local por meio de uma ação focada na administração de medicamentos e nos cuidados necessários. Essa iniciativa busca fornecer informações práticas sobre como utilizar medicamentos de forma segura e eficaz, ao mesmo tempo em que enfatiza a importância do acompanhamento médico e da adesão ao tratamento. Ao capacitar a comunidade local com esse conhecimento, os estudantes participantes estarão contribuindo para a promoção da saúde e do bem-estar da população. No âmbito dos estudantes envolvidos, essas ações propostas pela Liga Acadêmica de Química Medicinal oferecem uma oportunidade única para a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Participar de palestras, eventos de extensão e atividades comunitárias permitirá que os alunos coloquem em prática os conceitos teóricos, desenvolvam habilidades de comunicação e interação social, e compreendam a relevância direta da química medicinal na vida das pessoas.